Apresentação do livro "Uma fronteira- Três Séculos" de Maria Helena Sacadura Simões

Data de Publicação29 abril 2015, quarta-feira | publicado por:Paula Cristina Castelo Branco

 

 Do Prólogo:

 

“Entretecendo os fios de memórias de muitas vidas e lugares que o tempo ameaça apagar; indo escolher com rigor de miniaturista as cores que permitem reavivar os tons sépia de retratos de família; reanimando paixões, ódios, interesses e traições enterrados no passado, Maria Helena Sacadura Simões teceu esta tapeçaria rica em pormenores e em colorido, que é o mural de uma época e de um país.

UMA FRONTEIRA – TRÊS SÉCULOS é o testemunho de um período da nossa História, contado com a dedicação e o entusiasmo de quem sabe que as histórias da História guardadas no segredo das famílias merecem ser património das novas gerações.

Na idade em que a maioria das pessoas se limita a queixar-se de que “noutros tempos é que era”, Maria Helena Sacadura Simões recupera os “outros tempos” e lança-se na aventura da escrita com este romance de estreia …”

 

Maria Eduarda Colares

 

Sacadura Cabral Simões, nasceu numa aldeia da Beira raiana, no primeiro mês de 1932.

Foi funcionária em missões diplomáticas de língua espanhola em Portugal, secretariando vários Embaixadores, durante mais de trinta anos. Sócia fundadora e presidente do primeiro clube Inner Wheel em Portugal.

A partir de fotografias antigas, com a ajuda do marido organizou, digitalizou e legendou, as fotos de seis gerações da família.O marido e os filhos incentivaram-na a continuar. Aceitou o desafio e não parou.